segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grândola Vila Morena, a contrasenha combinada

«Na noite do 24 para o 25 de Abril de 1974, a rádio emite uma canção proibida: "Grândola, Vila Morena"(...) é um dos sinais programados do golpe de estado militar que vai transformar completamente o país, sujeito à ditadura do Estado Novo durante várias décadas, e o destino das colónias portuguesas em África e em Timor Leste.

Ao som da voz do poeta e cantor José Afonso, as tropas insurgidas tomam os quartéis. Cerca das três horas da madrugada, marcham para Lisboa. A Revolução dos Cravos distingue-se pelo carácter aventureiro, mas também pacífico e lírico do seu decorrer.»
(wikipédia)


Zeca Afonso canta Grândola Vila Morena (vídeo com o autor e outras imagens)

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril - 1974



Como esta revolução aconteceu quase sem sangue, as pessoas ofereceram cravos vermelhos aos militares que os colocaram na ponta das espingardas.
Para saberes mais sobre este acontecimento, clica aqui.
AQUI, podes ver muitas imagens desse dia.

VIVA o 25 de ABRIL de 1974

Há 36 anos, Portugal vivia um dos momentos mais emocionantes da sua história. Cansados de verem morrer tantos jovens na guerra de África, de terem as prisões cheias de pessoas cujo único pecado era discordarem da ditadura, os portugueses aliaram-se aos militares que derrubaram o governo de Marcelo Caetano e Américo Tomaz e quase sem mortos, terminaram com 48 anos de ditadura.
Este golpe de estado, chamado Revolução dos Cravos, foi também festejado em vários países da Europa, por muitos democratas.
Aqui fica o vídeo testemunho dessa data.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROFISSÔES

Nestes sites podemos encontrar imensos recursos para trabalhar o temas Profissões.
Clica aqui.
Aqui há muitos Flash cards

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Piratas do Caribe



Se puderes vê um dos melhores filmes sobre piratas, no cinema ou em vídeo. Aqui fica uma pequena visualização.

História da pirataria e listas de piratas famosos

Estes dois sites apresentam a história da pirataria, piratas famosos, os códigos de conduta que os piratas tinham de cumprir, como viviam e como dividiam os tesouros entre muitas outras coisas. Clica AQUI e AQUI.

NAVIOS E BANDEIRAS DE PIRATAS

Neste site podes ver vários barcos usados por piratas, os seus nomes e característas. Clica aqui.

PIRATAS E CORSARIOS


Depois de terem lido o conto "A Ilha do Tesouro", todos os alunos deste colégio sabem o que são piratas. Mas sabem o que significa a palavra CORSÁRIO? Eram também piratas, mas existia uma diferença. Descobre a diferença, clicando AQUI.

Piratas e Corsários

Depois de termos trabalhado o conto "A Ilha do Tesouro" sabemos o que são piratas. No entanto, poucos sabem a diferença entre corsários e piratas. Neste site podes aprender mais sobre corsários. Clica aqui.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aprendemos os jogos tradicionais

Nas horas livres ou durante o recreio é bom jogar com os amigos. Neste site podes ver como se chamam e como se jogam.Clica aqui.

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial