Quem não gosta de fazer uns truques de magia e impressionar os amigos? Creio que toda a gente. Aprende neste site alguns truques muito simples e que vão deixar os teus amigos de "olhos em bico"!. Clica AQUI e descobre.
Luis de Matos, um conhecido mágico português talvez tenha começado assim...vê e aprende com ele.
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) , usadas num trabalho de pesquisa orientada levaram os alunos do Colégio Francisco Ortiz López ao encontro da poesia. Os resultados mostram que esta forma de comunicar, quando usada por bons escritores encanta as crianças, como se verifica por estes trabalhos que fizeram e que ilustraram com carinho. Levava eu um jarrinho A Cachorrinha
Este vídeo conta a história escrita por José Saramago,chamada «A Maior Flor do Mundo», onde o autor também aparece como narrador e personagem. Produzido em 2007, este filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya deste ano na categoria de melhor curta-metragem.
No dia 12 de Junho, realizou-se em Olivença a 1ª edição das LUSOFONIAS, um acontecimento cultural que teve o seu início pelas 10h 30 da manhã, com o objectivo de promover a herança cultural que une Olivença ao mundo lusófono. O sr.Presidente da Extremadura, Guillermo Vara deu início à cerimónia da inauguração das placas com os antigos nomes das ruas em português, na presença do sr.alcalde do Ayuntamiento Manuel Cayado Rodriguez, do Presidente da Associação Além-Guadiana Sr.Joaquín Fuentes Becerra, entre outras individualidades representantes do poder local e regional. Houve um espaço reservado a exposições diversas - artesanato, livros, gastronomia e trabalhos ao vivo e animação musical. Os alunos do Colégio Francisco Ortiz López participaram animadamente, com a leitura de poemas e canções que foram aprendendo ao longo do ano escolar.
Vídeo retirado de www.rtve.es/mediateca/vídeos Um testemunho do português oliventino, ainda hoje falado por algumas pessoas de mais idade.Aqui explicam como pouco a pouco se foi perdendo esta herança cultural.
Aqui fica mais um poema, desta vez pesquisado pela aluna Elena Mora Rubio, da turma 4º B. Parabéns Elena, o teu trabalho ficou muito bonito.
Tenho um Sol só meu Feito de sonho e magia, De cor amarela E jeito engraçado : - Quando é dia Ele sorri e me espia. - Quando é noite Ele dorme e se esfria. (Autor: João de Deus Souto,filho)
A mistura das duas culturas,a portuguesa e a espanhola, tornam Olivença uma terra diferente. A primeira sensação que tive quando visitei Olivença pela primeira vez, foi a de estar numa vila alentejana,com as casas brancas, as varandas em ferro, as suas chaminés, a calçada portuguesa, entre outros vestígios, como a língua que alguns dos oliventinos maiores (a palavra mais velho, aqui não se aplica a pessoas) ainda falam entre eles. No entanto, é muito diferente noutros aspectos: se em Elvas a partir das 9 ou 10 da noite, quase não vemos gente pelas ruas, Olivença a essa hora, tem as esplanadas, os passeios, as ruas e os bares cheios de gente, sendo que aos fins-de-semana, quem chegar aqui pela noite, pensa que é dia de festa.
Esta música, originária de Olivença, fala de um par de namorados, da influência da cultura portuguesa, seus antepassados e tradições.
Trabalho realizado pelos alunos do 6ºB. Quem disse que os jovens não gostam de poesia?! Divertiram-se imenso a dramatizar a sua leitura e depois a ilustrar as cópias. Aqui ficam dois desses trabalhos: da Irene Ferrera e do Daniel Berry.
Levava eu um jarrinho P'ra ir buscar vinho Levava um tostão P'ra comprar pão E levava uma fita Para ir bonita. Correu atrás De mim um rapaz: Foi o jarro para o chão, Perdi o tostão, Rasgou-se-me a fita... Vejam que desdita!
Se eu não levasse um jarrinho, Nem fosse buscar vinho, Nem trouxesse uma fita Para ir bonita, Nem corresse atrás De mim um rapaz Para ver o que eu fazia, Nada disto acontecia. (Fernando Pessoa)
Fernando Pessoa foi um dos maiores poetas portugueses. Nasceu a 13 de Junho de 1888, em Lisboa e faleceu em 1935. Para saberes mais sobre este poeta, clica AQUI., ou AQUI
Parabéns DANIEL! Gostei deste poema que pesquisaste e copiaste com tanto cuidado. Vês que o esforço leva a bons resultados. E a casinha também está muito alegre.
No dia 12 de Junho, a Associação Além-Guadiana promove a actividade LUSOFONIAS 2010. A inauguração desta actividade terá início às 10h 30m da manhã, no Passeio Grande, em Olivença/Olivenza. Os alunos do Colégio Francisco Ortiz López, foram convidados a participar com actividades diversas: canções, poesias, karaoke, e mais algumas surpresas.
Levava eu um jarrinho P'ra ir buscar vinho Levava um tostão P'ra comprar pão: E levava uma fita Para ir bonita. Correu atrás De mim um rapaz: Foi o jarro p'ra o chão, Perdi o tostão, Rasgou-se-me a fita... Vejam que desdita! Se eu não levasse um jarrinho, Nem fosse buscar vinho, Nem trouxesse uma fita Pra ir bonita, Nem corresse atrás De mim um rapaz Para ver o que eu fazia, Nada disto acontecia.
Fernando Pessoa
BRINQUEDO Foi um sonho que eu tive: Era uma grande estrela de papel, Um cordel E um menino de bibe.
O menino tinha lançado a estrela Com ar de quem semeia uma ilusão; E a estrela ia subindo, azul e amarela; Presa pelo cordel à sua mão.
Mas tão alto subiu Que deixou de ser estrela de papel, E o menino ao vê-la assim, sorriu E cortou-lhe o cordel. (Miguel Torga)
URGENTEMENTE
É urgente o Amor, É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras ódio, solidão e crueldade, alguns lamentos, muitas espadas.
É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros, e a luz impura até doer. É urgente o amor, É urgente permanecer.
Querem aprender anedotas? Então aqui fica esta. Estava um garoto todo esticado a tentar chegar a uma campaínha. Passa um polícia e pergunta se queria ajuda. -Sim sr.polícia. Será que dá para o senhor tocar à campainha por mim? O polícia assim fez. E berra o garoto: - Agora fuja que eles costumam atirar água ...
O trabalho a seguir é da aluna do 6ºC, Maria Del Carmen Vázquez González. Aqui fica o poema e mais uma anedota.
Hoje os meus alunos oliventinos do 3ºA foram pesquisar poesia para criança. Fiquei surpreendida com o interesse que demonstraram. Aqui ficam alguns trabalhos.